
Minha história.
Um pouco de quem sou e do que me trouxe até aqui.

Quem é

Muito prazer, eu sou a Nayára (ou Nay):
uma pessoa que adora ouvir histórias, conversar sobre os mais diversos assuntos, "filosofar" sobre a vida e conhecer diversos pontos de vista sobre algum tópico ou assunto. Sou apaixonada pelo funcionamento do corpo humano, desde suas bases biológicas mas, principalmente, pelo comportamento humano. Também sou uma entusiasta e admiradora de muitas coisas que envolvem a arte, como musicais, dança, costurar e decorar.
Sou filha do Val e da Edna, irmã da Dayane, esposa do Diego. Conhecida por ser a prima que "fala pelos cotovelos", a sobrinha que sempre busca estar perto da família, a amiga que adora dançar e que vê o lado bom das coisas e das pessoas.
Também sou Psicóloga, Orientadora profissional e de carreira
e a idealizadora do "Construa Sua Jornada".
E não à toa minha apresentação aqui começa falando mais de mim do que da minha vida profissional:
pois somos muito mais do que nossas profissões, cargos ou emprego.
Mas nem por isso eles deixam de ser importantes em nossas vidas.
Quem me vê hoje, por trabalhar principalmente com a área profissional, acredita que sempre fui feliz e realizada em meu emprego. Mas eu tenho uma coisa para te contar: meu 1º emprego, e alguns outros também, não foram bem o que eu sempre sonhei, afinal eu não fazia somente o que amava e muitas vezes eu não fui bem remunerada...
mas eles mudaram a minha vida.
No meu 1º emprego eu trabalhava numa empresa de reparos residenciais e era a "Severina" (fazia de tudo)!
Chegava às 7h30 e saía às 18h para ir a pé ao cursinho. Abria e fechava a empresa, cuidava do financeiro, trabalhava muito e com 18 anos eu já tinha muita responsabilidade.
E sabe por que ele mudou a minha vida?
Porque eu fui ganhando a confiança das pessoas, fui sendo elogiada, reconhecida. Sentia que meu trabalho, minhas ideias e meu jeito melhoravam o dia a dia de todos. Eu transformei o local que eu estava mas, com certeza, ele me transformou muito mais. Entrei uma Nayára e sai outra, muito mais confiante, com novas habilidades desenvolvidas e com vontade de explorar o mundo!
Por isso esse é um dos motivos que eu realmente acredito tanto no poder transformador do trabalho.
Ele não é o único meio que desenvolve em nós habilidades e que nos desafia, mas é um ambiente incrível e riquíssimo para proporcionar transformações e evoluções.
Desde então, levo comigo esta frase:
"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma"
(John Ruskin).
Nessa minha jornada profissional, após me formar em Psicologia, já passei em algumas empresas pela área de Recursos Humanos fazendo vários processos seletivos (entrevistas, dinâmicas de grupo, seleção de currículos), Treinamentos, Consultoria, Desenvolvimento de lideranças… e toda essa experiência me trouxe bagagem, vivência e elementos para enfim decidir trabalhar ajudando as pessoas a construírem uma jornada profissional mais alinhada com quem se é, com seus valores e desejos de vida.
Afinal, a divisão entre "vida profissional" e "vida pessoal" acabamos por usar para ficar mais didática, pois a nossa vida é uma só.
Formação
Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos.
Terapeuta Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências
Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de São Carlos
Orientadora Profissional e de Planejamento de Carreira pelo Portal Vocacional, Método GROWP e Andante Carreira