
Uma psicóloga para suas necessidades
Por uma vida profissional com mais identificação, resultados e equilíbrio

Se fosse somente olhar uma
lista de opções profissionais
pensando somente no que gostamos e no que não gostamos,
poderia até ser fácil fazer uma escolha profissional.
Nessa escolha, precisamos considerar variáveis externas (contexto socioeconômico, expectativa da família, dinâmica familiar, oportunidades e viabilidade para a realidade vivida) e variáveis internas (competências cognitivas, habilidades, nível de confiança e capacidade de tomada de decisão, autorresponsabilização). E, também, considerar nossas EMOÇÕES, que podem se antecipar à uma análise mais racional e fazer com que sejamos levados somente por ela.
Não à toa você sente medo, dificuldade e dúvidas na hora que pensa "o que eu realmente quero para a minha vida profissional". Afinal, é quando percebemos a complexidade da escolha por si só, aliada a um momento da sociedade onde não temos mais uma fronteira entre "vida pessoal" e "vida profissional", em que precisamos lidar com a instabilidade, muitas vezes aliada à uma pressão, cobrança e constante possibilidade de mudança, vemos o quão complexo se torna tomar uma decisão (ou novas decisões) de escolha ou mudança profissional.
Por isso, ter um profissional ao seu lado para te apoiar e ajudar neste momento de tantas informações e reflexões é tão importante. Ainda, ressalto que ter um Orientador de Carreira que é Psicólogo traz uma grande diferença e vantagem a este processo. Pois, este é um profissional capacitado para olhar para todas as dinâmicas que envolvem a escolha profissional, sejam elas internas, externas ou de ordem emocional, que influenciam o seu processo de tomada de decisão.
Quer conversar mais sobre isso?
Então, vem ver como você pode se conectar com meu trabalho:

Orientação Profissional e de Carreira (OPC)
“Eu não me identifico mais com o meu trabalho”
Indicada para quem busca auxílio para conseguir tomar suas decisões e fazer escolhas profissionais e de carreira.
A Orientação de Carreira é um processo que te empodera e dá os conhecimentos necessários para que você consiga fazer as suas próprias escolhas profissionais com clareza e confiança.
Além disso, este processo pode ser um espaço para se conhecer, ressignificar escolhas anteriores, trazer maior entendimento sobre seus padrões de escolhas e avaliar possíveis influências existentes nesse processo. Eis aí um aprendizado que você poderá usar sempre em sua vida.
O objetivo da Orientação de Carreira não é simplesmente te ajudar a escolher um novo curso.
Na verdade, o objetivo é possibilitar que você tome decisões para a sua carreira profissional, desenhando ali o seu caminho. E, a partir deste desenho, entender o que realmente será necessário fazer para chegar até lá. Só depois deste caminho desenhado é que iremos pensar se, realmente, serão necessários cursos, pós-graduações, formação específica, MBA, estágios, experiência em certas áreas, etc.
Por isso, a Orientação de Carreira não é apenas sobre "o que eu quero fazer", mas sim uma reflexão e construção de todo um desejo profissional para ali entender os caminhos e pontes possíveis para trilhar a jornada profissional alinhada com o que você realmente deseja.
"Uma escolha madura é uma escolha que depende da elaboração dos conflitos e não da sua negação.
É uma escolha que identifica os próprios gostos, interesses, aspirações e identifica o mundo exterior, as profissões e as ocupações. É uma escolha que depende da identificação consigo mesmo."
(Rodolfo Bohoslavsky)
DÚVIDAS COMUNS
1. “Eu não estou tão insatisfeito, mas também não estou plenamente realizado. A Orientação de Carreira é para mim?”
O processo de Orientação de Carreira é para quem está sem saber ao certo o que realmente deseja para sua carreira profissional.
Você não precisa, necessariamente, estar insatisfeito com seu trabalho hoje, pois o grande ponto é o questionamento sobre o que você está fazendo hoje e o que deseja fazer no futuro... Há uma incerteza, uma indefinição, uma lacuna não preenchida para esses questionamentos.
A Orientação de Carreira vem para "completar" essa lacuna. O resultado final do processo é possibilitar que você consiga fazer as escolhas que fazem sentido para a sua vida, tendo a clareza e confiança dos seus próximos passos profissionais, enxergando o futuro profissional que você deseja.
A ideia é: se está com algum questionamento sobre carreira profissional, a orientação de carreira pode ajudar.
2. “Esse serviço não é só para adolescentes?”
Inicialmente, ao ouvir o nome "Orientação Profissional e de Carreira" podemos pensar que foi algo feito somente para adolescentes diante de sua primeira escolha profissional. Mas não é só para eles que esse serviço foi desenvolvido.
Para fins de didática, a ABROPC (Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira) divide em:
-
Orientação Profissional: serviço voltado para jovens diante da sua primeira escolha profissional
-
Orientação de Carreira: serviço voltado para indivíduos que já fizeram uma primeira escolha profissional e estão repensando sua carreira profissional.
Por isso quando falamos em Orientação Profissional e de Carreira este serviço abrange tanto jovens quanto adultos.
3. Por que tantas pessoas estão repensando sua carreira?
No mundo de hoje, uma crise profissional não é simplesmente “qualquer crise”. E se atualmente você já ouviu falar que várias pessoas estão questionando e repensando suas carreiras, é devido a grande mudança que ocorreu no mundo do trabalho.
As transformações deste nosso século (globalização, internet, maior acesso à informação) trouxeram mais oportunidades, porém, elas também criaram fronteiras mais tênues entre as ocupações e tornaram o mercado bem mais competitivo, exigente e excludente. Do lado das empresas, temos a busca por melhoria na qualidade dos produtos para aumentar sua competitividade, do lado do trabalhador temos uma busca constante de aprimoramento técnico e de habilidades, devido às novas mudanças e exigências do mercado.
Vivendo então numa época em que há tanta demanda e exigência de resultados na área profissional, faz todo sentido que comecemos a refletir e questionar mais esta área de nossa vida, e principalmente nos questionar se todo esse esforço e dedicação está realmente valendo a pena.
A grande questão que percebemos é que, independente de sermos adolescentes ou adultos, na maioria dos casos, não nos ensinaram COMO escolher uma carreira profissional, mas fomos (ou somos) cobrados por simplesmente FAZER uma escolha.
É neste contexto que temos a grande colaboração do processo de Orientação Profissional e também da Orientação de Carreira.
4. Se eu passar por esse processo, significa que terei que começar tudo do zero de novo?
Esse é o maior medo que meus clientes apresentam logo quando vem conversar comigo e que, muitas vezes, os faz adiar a tão desejada mudança de carreira.
Parece que, se começarmos algo novo, tudo o que já fizemos não vale nada. Vamos "jogar tudo fora", precisando começar tudo de novo, do zero.
Saiba que isso NÃO é verdade. Quando mudamos de carreira não significa que vamos começar do zero.
Lembre-se que você tem uma trajetória profissional onde teve experiências, vivências, adquiriu habilidades e conhecimentos. Talvez seja preciso um conhecimento técnico específico para a nova área que você deseja, novos cursos e atualizações. Mas muito do que você já viveu profissionalmente pode ser aproveitado.
Além disso, lembre-se que, cada vez mais, as profissões estão se comunicando, ou seja, precisam cada vez mais de conhecimentos diversificados de outras áreas também. Nenhuma profissão acaba em si mesma, por isso, ter um conhecimento, visão e experiência de outra área pode agregar muito.
Plano de carreira
“Eu não sei qual é o próximo passo na minha carreira"
Indicado para quem busca construir um plano que viabilize uma transição profissional ou um desenvolvimento profissional.
Se eu for mandado embora da empresa, meu currículo estará atrativo para o mercado?
Será que é melhor eu fazer um MBA ou um novo curso?
Será que aquela vaga que meu amigo me indicou realmente vai ser boa para minha carreira?
Sim, é normal termos dúvidas do que fazer ou não fazer, se será bom ou ruim, diante de um mar de possibilidades profissionais que temos hoje no mercado de trabalho. Porém, quando a dúvida persiste e você se vê paralisado diante de opções e oportunidades, com receio de dar novos passos, ou então perdido diante de tantas escolhas, é sinal que chegou a hora de parar, pensar e planejar sua carreira.
Olha só alguns dos vários benefícios de se ter um planejamento da sua carreira:
-
Otimização dos seus recursos (energia, tempo e financeiro);
-
Tranquilidade e confiança nas escolhas profissionais que realiza;
-
Maior visibilidade profissional (por meio de networking e entrevistas);
-
Clareza das suas escolhas;
-
Aumento das chances de alcançar seus objetivos profissionais.
Os tempos mudaram. Antigamente, a empresa dizia onde deveríamos ir profissionalmente. Agora, diante de um novo cenário do mundo do trabalho, fazer um planejamento profissional se torna uma estratégia de otimização de recursos, destaque profissional (demonstrando foco, iniciativa e autoconhecimento) e aumento das chances de viabilidade do seu sonho profissional.
"Quem escolhe não está escolhendo somente uma carreira. Está escolhendo "com o que", está definindo "para que" fazê-lo, está pensando num sentido para a sua vida, está escolhendo um "como", delimitando um "quando" e "onde", isto é, está escolhendo o inserir-se numa área específica da realidade ocupacional.
Está definindo quem vai ser, ou seja, está escolhendo um papel adulto e, para fazê-lo, não pode se basear noutra coisa que não o "quem" é."
(Rodolfo Bohoslavsky)
Por que fazer?
Plano de carreira é a definição de objetivos e metas profissionais a serem atingidos por uma pessoa e também o que precisa ser feito para elas serem alcançadas. O planejamento de carreira é uma estratégia que permite que você assuma, de maneira proativa, o verdadeiro controle de sua vida profissional.
Para ter sucesso na vida profissional, é preciso ter equilíbrio entre focar no presente e a capacidade de agir hoje pensando no amanhã. Ou seja, planejar. Isso porque há muitos objetivos que não podem ser alcançados de uma hora para outra, mas sim com dedicação gradual ao longo de um certo tempo.
Traçando um planejamento, é possível enxergar com clareza quais passos devem ser dados para tornar os objetivos profissionais realidade.
Psicoterapia
“Eu não dou mais conta do meu trabalho e da minha vida”
Indicado para quem busca ter uma relação mais saudável com o trabalho, aprendendo a lidar com as situações do ambiente de trabalho de forma que não tenham mais tanta influência também na sua vida pessoal, conseguindo assim se sentir mais tranquilo, confiante e equilibrado emocionalmente.
O mundo do trabalho está mudando cada vez mais e mais rápido (e talvez você esteja cansado de ouvir isso), mas esse é um dos diversos fatores que podem nos trazer insegurança, estresse e medo. Todos estes fatores, junto a como eles vem afetando a nossa vida, podem nos afetar emocionalmente.
No Brasil, os transtornos mentais e emocionais são a segunda causa de afastamento do trabalho, de acordo com o Ministério da Economia.
Sinais de alerta de que sua saúde mental precisa de cuidados:
-
Sensação de cansaço frequente
-
Preocupação constante com o trabalho, que acaba atrapalhando em outras atividades do seu dia a dia
-
Ansiedade maior com situações cotidianas
-
Falta de motivação para fazer atividades
-
Insônia ou desejo de dormir o dia inteiro
-
Pensamentos desagradáveis ou de caráter negativo
-
Redução do prazer em atividades cotidianas ou que antes eram prazerosas
No entanto, existem outros sinais mais sutis e até subjetivos que podemos ficar atentos, como:
-
Sensação de que seu trabalho nunca está bom o suficiente, mesmo tendo o feedback de colegas e amigos que você está indo bem
-
Ultrapassar constantemente da carga horária de trabalho, tendo a sensação de estar afogado de atividades e que não vai conseguir dar conta de tudo
-
Medo e ansiedade diante de reuniões de trabalho
-
Dificuldade em se expor, em falar o que pensa, em contrariar alguma opinião ou argumento
Saiba que a psicoterapia pode te ajudar em todos (e em outros muitos também) casos.
A psicoterapia pode ser resumida em você entender melhor como você funciona: seus pensamentos, emoções e comportamentos. Quando você se entende melhor, você adquire mais recursos e estratégias para escolher e ter ações conscientes para construir uma vida mais alinhada com seus valores e com o que te faz realmente bem.
Além de você se entender, saiba que a psicoterapia também é o seu espaço: para se escutar, para focar nas suas questões, para se expressar, para se ser quem realmente é.
Abordagem teórica dos atendimentos de psicoterapia:
Análise do Comportamento.
"Atualmente, a Análise Comportamental Clínica (ou Terapia Analítico-Comportamental, TAC), busca uma análise ampla a respeito das funções dos comportamentos/padrões comportamentais do cliente em processo terapêutico. Essa análise inclui uma investigação aprofundada de aspectos históricos que podem ter contribuído para o desenvolvimento dos comportamentos do cliente, os contextos atuais que contribuem para a sua manutenção e, também, os comportamentos relevantes que ocorrem na relação terapêutica.
Assim, em parceria, terapeuta e cliente trabalham em busca da identificação de comportamentos/padrões comportamentais relevantes ao desenvolvimento do cliente, da ocasião em que esses comportamentos ocorrem, das modificações que esses comportamentos promovem no ambiente em que ele se insere, e, por sua vez, dos efeitos que essas mudanças ambientais produzem no repertório do próprio cliente, o que inclui alterações na frequência do comportamento analisado, bem como respostas emocionais."
(trecho retirado do livro "Teoria e Formulação de casos em Análise Comportamental Clínica", das organizadoras Ana Karina C. R. de-Farias, Flávia Nunes Fonseca e Lorena Bezerra Nery. Página ix)